Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Vaticano divulgou neste domingo a primeira foto do Papa Francisco desde sua hospitalização. A imagem mostra o pontífice argentino, de 88 anos, sentado diante do altar de sua capela particular no hospital Gemelli, em Roma.
(Vatican News)
Segundo a Santa Sé, “nesta manhã, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa na capela do apartamento localizado no décimo andar do Policlínico Gemelli”. A foto, tirada por trás, mostra o Papa parcialmente de lado.
Internado há 31 dias devido a problemas respiratórios, Francisco afirmou neste domingo estar “atravessando um momento de provação”, destacando que seu físico está “frágil”, em uma mensagem enviada por escrito pelo quinto domingo consecutivo, durante a tradicional oração do Angelus.
“Enquanto atravesso esse momento de provação, uno-me a tantos irmãos e irmãs doentes: frágeis, como eu, neste momento. Nosso físico está debilitado, mas, ainda assim, nada pode nos impedir de amar, rezar, nos doar e estarmos presentes uns para os outros”, escreveu o Papa.
Ele também destacou a dedicação dos profissionais de saúde: “Quanta luz brilha, nesse sentido, nos hospitais e centros de assistência! Quanta atenção amorosa ilumina os quartos, corredores, ambulatórios e os locais onde são prestados os serviços mais humildes!”.
Francisco convidou os fiéis a se unirem a ele “em louvor ao Senhor, que nunca nos abandona e que, nos momentos de dor, coloca ao nosso lado pessoas que refletem um raio de seu amor”.
O Papa ainda agradeceu as orações por sua saúde e aos profissionais que o assistem “com tanta dedicação”.
Estado de saúde do Papa
Após 72 horas sem boletins médicos e apenas algumas atualizações de fontes do Vaticano, a Santa Sé divulgou neste sábado um breve comunicado informando que “as condições clínicas do Santo Padre permanecem estáveis, confirmando a evolução positiva da última semana”.
O comunicado também informou que a terapia com oxigênio de alto fluxo continua, enquanto a necessidade de ventilação mecânica não invasiva durante a noite tem sido gradualmente reduzida.
No entanto, segundo a equipe médica, Francisco “ainda requer tratamento hospitalar, fisioterapia motora e respiratória”, mas os especialistas destacam que “esses tratamentos têm apresentado melhorias adicionais e graduais”.
Pedido por orações e planejamento para o futuro
Na mensagem do Angelus, Francisco também pediu orações pela paz, especialmente nos países afetados pela guerra, como Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão e República Democrática do Congo.
Ele ainda incentivou os fiéis a rezarem “pela Igreja, chamada a traduzir em decisões concretas o discernimento realizado na recente Assembleia Sinodal”.
Neste sábado, foi divulgado que o Papa aprovou, ainda do hospital Gemelli, um calendário de encontros que levará a uma assembleia de bispos e leigos no Vaticano em outubro de 2028. O objetivo é dar continuidade ao ‘Sínodo da Sinodalidade’, realizado nos últimos anos para promover reformas na Igreja.
Com essa decisão, Francisco olha para o futuro, convocando essa assembleia para consolidar os avanços feitos até agora, sem a necessidade de um novo Sínodo.
(Com informações da AFP e EFE)