🔥 Confira os Produtos Mais Vendidos desta Sexta-feira (07) no Mercado Livre
🛍️ Ver Ofertas no Mercado Livre🔥 Confira os Produtos Mais Vendidos desta Sexta-feira (07) na Shopee
🧡 Ver Ofertas na ShopeeVendas de carros crescem 15% em julho e batem recorde do ano, diz Anfavea
Mercado nacional registrou 279,5 mil veículos comercializados no último mês, o maior volume de 2026; participação de elétricos e híbridos chegou a 23,5% das vendas, uma alta de 120% em um ano.
As vendas de automóveis no Brasil cresceram 15% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o balanço divulgado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) nesta sexta-feira (7), o mercado nacional registrou 279,5 mil veículos comercializados no último mês, consolidando o maior volume mensal de 2026.
30 produtos em oferta relâmpago no Mercado Livre com descontos de até 71% OFF – confira a lista
No acumulado do ano, o setor já superou 1,7 milhão de unidades vendidas, um avanço de 17,9% em relação aos primeiros sete meses de 2025. A média diária, no entanto, registrou uma leve queda porque julho teve mais dias úteis do que o mês anterior, fechando em 12,2 mil unidades por dia — a menor média em quatro meses.
Eletrificados batem recorde histórico
A participação de veículos eletrificados (híbridos e elétricos) alcançou impressionantes 23,5% das vendas de julho, superando as projeções mais otimistas da Anfavea. Há um ano, essa categoria representava menos de 11% do mercado, o que significa um salto de 120% no período. O detalhamento das vendas de julho aponta:
-
Elétricos puros: 25,8 mil unidades (recorde histórico)
-
Híbridos plug-in: 19,1 mil unidades
-
Híbridos convencionais: 17,4 mil unidades
Comércio exterior e produção em alta
As exportações brasileiras registraram 39,3 mil unidades em julho, uma queda de 20,8% na comparação anual, puxada principalmente pelo recuo de 35,4% nos envios para a Argentina, o principal parceiro comercial do setor. Por outro lado, as importações seguem em disparada: 45,2 mil automóveis estrangeiros entraram no país no mês. No acumulado do ano, já são 344,1 mil unidades importadas (alta de 25,7%), com destaque para a China, que mais que dobrou os envios ao Brasil (+105,4%), e para o México (+23,8%).
Na contramão das exportações, a fabricação nacional vai bem. O Brasil produziu 253,9 mil veículos em julho, alta de 5,9% na comparação anual. No acumulado de 2026, a produção soma 1,62 milhão de unidades, avanço de 8,3% sobre 2025. Esse resultado posiciona o Brasil como o segundo país cuja produção automotiva mais cresceu no mundo, atrás apenas da Índia (+14,5%), enquanto gigantes como EUA (-11,7%) e China (-4%) registraram retração no primeiro semestre.
“É um resultado expressivo da nossa indústria, apesar das dificuldades nas exportações e da entrada de importados bem acima da média dos anos anteriores”, avaliou o presidente da Anfavea, Igor Calvet.



















































































