Dentre os nove projetos já qualificados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, destaca-se o TIC Eixo Norte (São Paulo-Campinas), que será implementado pelo consórcio C2 Mobilidade após a formalização do acordo de concessão. Outros projetos incluem os TICs Eixo Oeste (São Paulo-Sorocaba), Eixo Leste (São Paulo-São José dos Campos), e Eixo Sul (São Paulo-Santos), além de várias linhas de trens urbanos e metrô.
O SP Nos Trilhos também inclui propostas em avaliação, como os TICs São José dos Campos-Taubaté, Sorocaba-Campinas-Ribeirão Preto, Campinas-Araraquara, e novos trechos do VLT da Baixada Santista.
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Metrô e Trens Urbanos
O Governo de São Paulo autorizou estudos para possíveis concessões de ramais existentes, como as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A expansão das Linhas 2-Verde e 4-Amarela e a conclusão da 6-Laranja, além de novos projetos como as Linhas 19-Celeste e 20-Rosa, também estão em análise.
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O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, destacou a inclusão da expansão de linhas importantes no SP Nos Trilhos: “A gente vai empacotar as extensões da Linha 2 na capital, da Linha 4 para Taboão da Serra, a Linha 5 para o Jardim Ângela, a Linha 6 para a Mooca, e a Linha 9 para a Água Branca, além das concessões das linhas 10, 11, 12 e 13, e 14. E ainda a extensão da Linha 15 do metrô e a construção da Linha 17.”
Trens Intercidades
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O TIC Eixo Oeste, que ligará a Grande São Paulo a Sorocaba, está em fase de estudos técnicos com previsão de leilão para 2025 e investimento estimado em R$ 8,5 bilhões. O TIC Eixo Leste, ligando São Paulo e São José dos Campos, tem previsão de investimento de R$ 10 bilhões e poderá gerar cerca de 5 mil empregos. Já o TIC Eixo Sul, ligando a capital a Santos, estima um investimento de R$ 15 bilhões, com potencial para criar 13 mil empregos e desafogar o sistema rodoviário Anchieta-Imigrantes.
Veículos Leves sobre Trilho (VLTs)
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O VLT de Campinas, com 44 km de extensão e investimento de R$ 4,5 bilhões, ligará o centro da cidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos e aos municípios de Hortolândia e Sumaré. Em Sorocaba, um VLT de 25 km até Iperó está em fase de viabilidade, com previsão de investimento de R$ 2,5 bilhões. Na Baixada Santista, os trechos 2 e 3 do VLT, com um custo estimado de R$ 1 bilhão, beneficiarão diretamente Santos e São Vicente.
Com a implementação desses projetos, o programa SP Nos Trilhos promete transformar a mobilidade no estado de São Paulo, promovendo uma solução sustentável e eficiente para o transporte de passageiros e cargas.
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