Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Biden ofereceu mais detalhes sobre por que desistiu da corrida presidencial durante uma entrevista ao CBS News no domingo, revelando que seus colegas democratas lhe disseram que sua campanha poderia prejudicar os membros do partido nas eleições para outros cargos.
“Vários dos meus colegas democratas na Câmara e no Senado achavam que eu os prejudicaria nas disputas. E fiquei preocupado que, se eu continuasse na corrida, esse seria o tema principal. Vocês me entrevistariam para perguntar por que Nancy Pelosi disse isso – por que – e achei que isso seria uma grande distração,” disse Biden a Bob Costa, da CBS News.
Biden anunciou no final de julho que estava saindo da corrida presidencial e rapidamente endossou a vice-presidente Harris. Relatos indicam que a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, o senador Chuck Schumer e outros democratas pediram em privado que Biden desistisse nas semanas após seu primeiro debate com Donald Trump.
“As pesquisas que tínhamos mostravam que seria uma disputa acirrada, iria até o final,” acrescentou Biden.
Pelosi revelou recentemente que ela e Biden não se falaram desde que ele saiu da corrida.
A ex-presidente da Câmara também continua negando que tenha dito ao presidente para desistir. Ela disse a repórteres durante uma entrevista recente que o presidente não tinha um caminho claro para a vitória.
“Eu estava realmente pedindo uma campanha melhor. Não tínhamos uma campanha que estivesse no caminho da vitória. Os membros sabiam disso em seus distritos,” Pelosi disse a repórteres.
“Quando me candidatei pela primeira vez, pensei em mim como um presidente de transição. Nem consigo dizer quantos anos tenho. É difícil para mim admitir. Mas as coisas se moveram tão rapidamente que não aconteceu. E a questão crítica para mim, que ainda considero essencial, não é brincadeira, é manter esta democracia,” disse Biden durante a entrevista com Costa.
Após dizer firmemente aos seus colegas democratas que continuaria na corrida, Pelosi participou do programa “Morning Joe” da MSNBC, um dos programas de notícias favoritos do presidente, e indicou que sua decisão ainda não era final.
“Depende do presidente decidir se vai se candidatar. Todos estamos encorajando-o a tomar essa decisão, porque o tempo está se esgotando,” disse Pelosi à MSNBC quando foi questionada anteriormente se apoiaria sua candidatura à reeleição.
Pelosi afirmou que não era sua intenção colocá-lo em uma situação delicada durante sua entrevista no “Morning Joe,” mas reconheceu que isso reabriu a discussão sobre se ele deveria ser substituído na chapa, segundo relatos.
“Ele pode pensar que minha declaração desencadeou algo — não sei, porque não falei com ele desde então,” Pelosi disse a repórteres recentemente, de acordo com o Washington Post.