Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta segunda-feira (13), o grupo Hamas libertou sete reféns israelenses que estavam em poder da organização há mais de dois anos. Os prisioneiros foram entregues à Cruz Vermelha e estão a caminho de Israel. O momento da transferência, registrado em vídeo, mostra a entrega dos reféns e representa um marco simbólico no primeiro acordo de troca desde o novo cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Os reféns libertados são Matan Angrest, Alon Ohel, Eitan Mor, Gali e Ziv Berman, Omri Miran e Guy Gilboa-Dalal. Segundo informações do Times of Israel, eles faziam parte do grupo de cerca de 250 pessoas sequestradas no sul de Israel durante a invasão promovida pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 — um dos episódios mais violentos do conflito.
Os sete reféns libertados até agora:
A Cruz Vermelha Internacional (ICRC) confirmou que os sete israelenses foram transferidos de Gaza e estão sendo levados para território israelense. Ao longo do dia, a entidade deve concluir a entrega oficial às autoridades do país, enquanto, em contrapartida, palestinos detidos em prisões israelenses serão encaminhados à Faixa de Gaza e à Cisjordânia, conforme o acordo humanitário firmado entre as partes.
De acordo com o Jerusalem Post, o chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (IDF), tenente-general Eyal Zamir, realizou uma avaliação da situação nesta manhã ao lado de outros altos comandantes, incluindo o chefe da Diretoria de Operações, major-general Itzik Cohen, e o responsável pela sede de Reféns e Pessoas Desaparecidas, major-general (res.) Nitzan Alon.
Enquanto isso, centenas de pessoas se reuniram na Praça dos Reféns, em Tel Aviv, na expectativa pela confirmação da libertação de outros 48 reféns — dos quais 20 estariam vivos. O Fórum das Famílias dos Reféns e Desaparecidos incentivou a população a comparecer ao local para acompanhar o retorno dos cidadãos libertados e prestar apoio às famílias que ainda aguardam notícias.