Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma nova variante do Covid, B.1.1.529, tem causado preocupação global depois que foi descoberta em Hong Kong, tendo surgido na África Austral. Foi detectado na África do Sul e em Botswana . O Grupo Consultivo Técnico da Organização Mundial de Saúde sobre a Evolução do Vírus (TAG-VE) está se reunindo em Genebra para avaliar se a variante deve ser designada como “variante de interesse” ou “variante de preocupação”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou os países nesta sexta-feira (26) ser contra a imposição precipitada de restrições de viagens relacionadas à nova variante B.1.1.529 do COVID-19, dizendo que eles deveriam adotar uma “abordagem científica e baseada no risco”.
“Neste ponto, a implementação de medidas de viagem está sendo advertida”, disse o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, em uma entrevista coletiva da ONU em Genebra. “A OMS recomenda que os países continuem a aplicar uma abordagem científica e baseada no risco ao implementar medidas de viagem.”
Levará algumas semanas para entender o impacto da variante, e os pesquisadores estão trabalhando para determinar o quão transmissível ela é e como afetará a terapêutica e as vacinas, acrescentou.
A nova variante da covid-19 tem uma constelação muito incomum de mutações , que são preocupantes porque podem ajudar a evadir a resposta imunológica do corpo e torná-la mais transmissível, disseram os cientistas.
A Dra. Maria Van Kerkhove , líder técnica da OMS na Covid-19, disse em uma coletiva de imprensa na quinta-feira: “Não sabemos muito sobre isso ainda. O que sabemos é que essa variante tem um grande número de mutações. E a preocupação é que quando você tem tantas mutações, isso pode ter um impacto sobre como o vírus se comporta. ”
Inglaterra , Índia , Japão , Itália, Alemanha e República Tcheca estão entre vários países que impuseram rapidamente uma série de restrições de viagem a países como África do Sul , Namíbia , Lesoto , Eswatini , Zimbábue , Botswana , Moçambique e Zâmbia .