Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Duas ativistas do grupo de campanha Just Stop Oil foram presas nesta sexta-feira (14) depois de jogar molho de tomate na famosa pintura “Girassóis”, de Vincent Van Gogh, que está pendurada na National Gallery, em Londres.
Os manifestantes então se colaram na parede ao lado da pintura.
“O que vale mais, arte ou vida? Vale mais que comida? Vale mais que justiça? Você está mais preocupado com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas? A crise do custo de vida faz parte do custo da crise do petróleo, o combustível é inacessível para milhões de famílias famintas e com frio.
De acordo com a Polícia Metropolitana de Londres, especialistas removeram as duas mulheres do muro e elas foram detidas após serem presas por “danos criminais e transgressão agravada”.
Não houve danos à pintura, que tem um valor estimado de £ 72,5 milhões (Cerca de RS 450 milhões).
A Just Stop Oil vem protestando na capital do Reino Unido nas últimas duas semanas. Em um comunicado à imprensa, o grupo disse que suas ações foram “em resposta à inação do governo tanto na crise do custo de vida quanto na crise climática”.
Climate protesters arrested after throwing tomato soup on Van Gogh painting #ugc #culture #london #nationalgallery #juststopoil #vangogh #Ka pic.twitter.com/1MOhfqSua4
— KameraOne (@kamera_one) October 14, 2022