Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Corpo de Bombeiros deu continuidade, nesta sexta-feira (26), ao quarto dia de buscas por desaparecidos nos escombros em Juiz de Fora e Ubá, cidades da Zona da Mata mineira afetadas por fortes chuvas e deslizamentos de terra.
Segundo levantamento da Defesa Civil e da Polícia Civil, até o momento foram registradas 62 mortes e 3 desaparecidos em Juiz de Fora e 6 mortes e 2 desaparecidos em Ubá.
Em Juiz de Fora, as operações de resgate ocorrem em três bairros:
-
Bairro Paineiras – 1 pessoa desaparecida
-
Bairro Parque Burnier – 1 pessoa desaparecida
-
Bairro Linhares – 1 pessoa desaparecida
Além das buscas e da identificação das vítimas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) tem atuado na assistência humanitária, distribuindo cestas básicas, colchões, kits de dormitório, kits de higiene e limpeza, além de telhas, lonas e baldes. Equipes também trabalham na limpeza de ruas e estradas, cobertas por metros de lama devido aos deslizamentos.
As autoridades permanecem preocupadas com o volume de chuva, que aumenta o risco de novos deslizamentos e enchentes na região.
Até o momento, Juiz de Fora e Ubá permanecem em estado de calamidade pública, enquanto outras cidades da Zona da Mata, como Barão de Monte Alto, Caparaó, Divinésia, Dores do Turvo, Durandé, Leopoldina, Matipó, Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Paula Cândido, Pequeri e Viçosa, estão em situação de emergência.
O trabalho de resgate segue intenso, com foco na localização de desaparecidos e na prestação de apoio às famílias afetadas pelos desastres naturais.