Na segunda-feira (19) o governador de São Paulo, João Doria, anunciou seus planos de investimento de 6 bilhões de reais na reestruturação da malha ferroviária do estado. Porém, o projeto acabou trazendo desconfianças por parte da Esplanada dos Ministérios, pois, no mês de maio, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas divulgou um plano idêntico ao do tucano.
“Assinado, enfim, o contrato de concessão ferroviária da Malha Paulista: 6 bilhões de investimento privado em 40 municípios, nos próximos seis anos”, divulgou, há cinco meses, o ministro.
Assinado, enfim, o novo contrato de concessão ferroviária da Malha Paulista. R$ 6 bi de investimento privado em 40 municípios nos próximos 6 anos. 10.000 empregos diretos. Fazer infraestrutura no Brasil não é fácil. Mas temos uma fé inabalável de que vamos transformar esse país pic.twitter.com/cwWvng9EpJ
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) May 27, 2020
Na época em que foi assinado o acordo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a empresa Rumo Logística, do grupo Cosan, também estavam presentes no contrato de concessão.
O tucano informou que a concessão da malha paulista será “o primeiro grande anúncio do plano de retomada da economia 21/22”.
Doria não disfarçou nem na hora de apresentar os dados que são idênticos aos divulgados por Tarcísio em maio: 6 bilhões de reais em investimentos, mais de 5 milhões de pessoas beneficiadas e aumento da capacidade de transporte de 35 para 75 milhões de toneladas.