Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um tremor de terra de magnitude 2.5 graus na escala Richter foi registrado em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde deste sábado (22). O abalo sísmico ocorreu às 14h35 e foi sentido por moradores da região.
O tremor de baixa magnitude foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
A Defesa Civil de Betim informou que moradores relataram o tremor, mas não houve registros de feridos ou danos materiais.
Segundo Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, Minas Gerais é o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados no Brasil. “Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário”, afirma o pesquisador.
Collaço explica que os tremores naturais são causados pelas grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre. “Apesar do susto, as chances de que esse tremor venha a causar algo mais sério são muito baixas”, tranquiliza o sismólogo.
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) informa que a magnitude dos sismos é medida pela Escala Richter, criada em 1935. A diferença de amplitude das vibrações entre os graus da escala é de dez vezes, o que significa que um terremoto de magnitude 6 tem vibrações dez vezes menores que um de magnitude 7.
⚠️Um tremor de terra de magnitude preliminar 2.5 mR ocorreu no município de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, na tarde deste sábado, dia 22 de março.
+ pic.twitter.com/SxVQaGDin5— Rede Sismográfica Brasileira (@RSBR_Oficial) March 22, 2025
