Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma embarcação que transportava cerca de 60 passageiros naufragou parcialmente na noite da última sexta-feira (4) no rio Paracauary, entre os municípios de Soure e Salvaterra, no arquipélago do Marajó, no Pará. A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transportes (Artran) informou neste sábado (5) que a embarcação operava de forma irregular, sem constar nos cadastros de operadores regulares do serviço de transporte aquaviário de passageiros.
Apesar do susto e do desespero de muitos passageiros em meio à escuridão e com a água entrando no barco, não houve feridos. A Marinha do Brasil informou que todos os ocupantes, incluindo crianças e um recém-nascido de apenas 12 dias, foram resgatados com vida por outras embarcações que passavam pela região.
O resgate ocorreu no início da madrugada deste sábado (5) e envolveu bombeiros, policiais e moradores da região. Vídeos registraram o momento tenso do salvamento em meio ao rio. Após serem retirados da embarcação, os passageiros foram levados para uma praia e, posteriormente, acolhidos em uma escola no município de Salvaterra. A previsão é de que eles sejam transportados para Belém via Ferry Boat.
Segundo a Marinha, a principal suspeita é que o barco, identificado como Ana Clara ll e que teria saído de Breves com destino a Belém, tenha encalhado em um banco de areia próximo a uma praia no rio Paracauary, antes de naufragar parcialmente. A Marinha também descartou a ocorrência de poluição ambiental.
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação para apurar as causas e responsabilidades pelo incidente. A Artran informou que acompanhará a apuração dos fatos pela Capitania dos Portos.
Muitos pertences dos passageiros foram perdidos na água. Na manhã deste sábado, com o nível do rio mais baixo, algumas pessoas retornaram à embarcação na tentativa de resgatar seus objetos.
A Polícia Militar do 8°BPM informou que 60 pessoas estavam a bordo, sendo 20 homens, 32 mulheres e 8 crianças, todas resgatadas com vida e conduzidas à praia do Portinho, em Salvaterra, onde receberam assistência médica e foram encaminhadas para a Escola Ademar de Vasconcelos. O comandante da embarcação foi levado à delegacia de Soure para prestar esclarecimentos, e o caso será investigado pela Polícia Civil.
A irregularidade no transporte fluvial na região do Marajó é um problema antigo e recorrente, alvo de investigações e ações pontuais, mas que persiste. A Artran não se manifestou sobre as medidas que tem tomado para combater ou diminuir esses casos.
