Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana provocaram a elevação dos níveis dos rios Taquari e Caí, que ultrapassaram a cota de inundação nesta quarta-feira (18). O cenário já causa alagamentos, deslizamentos e a retirada de moradores de áreas de risco.
Em Lajeado, no Vale do Taquari, o rio que dá nome à região atingiu 19,12 metros durante a manhã — 12 centímetros acima do nível considerado de transbordamento. Segundo a prefeitura, famílias que vivem em áreas vulneráveis começaram a ser retiradas ainda durante a madrugada e estão sendo acolhidas no Pavilhão 1 do Parque do Imigrante.
Na Região Metropolitana, o Rio Caí também transbordou ao atingir 10,1 metros por volta do meio-dia, em São Sebastião do Caí. A cota de inundação no município é de 10 metros, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA).
De acordo com a Defesa Civil estadual, pelo menos 33 municípios já registram alagamentos, deslizamentos, danos a casas, estradas e pontes. Centenas de pessoas estão desalojadas ou desabrigadas.
A região do Vale do Taquari vem enfrentando um histórico recente de desastres climáticos. Em maio deste ano, o Rio Taquari ultrapassou os 30 metros e registrou o maior nível da história. Em setembro de 2023, um ciclone extratropical seguido de enchentes deixou 54 mortos na região.
O Vale do Caí também sofre com recorrentes episódios de cheias. Em junho do ano passado, o Rio Caí chegou a 13,8 metros — 3,3 metros acima do nível normal — e invadiu ruas e casas em São Sebastião do Caí.