Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Destaques

Busca da PF contra líder do governo gera embate entre Senado e STF

A operação da Polícia Federal, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, que vasculhou nesta quinta-feira, 19, gabinetes do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), abriu uma nova crise entre os Poderes. Após a ação, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), reagiu e disse que questionará a ofensiva na Corte. 

Bezerra e seu filho, o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE) – também alvo da operação –, são suspeitos de receberem R$ 5,538 milhões em propinas, segundo a PF. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Alcolumbre, porém, contestou a realização de busca e apreensão nos gabinetes da liderança do governo e do parlamentar – na época dos fatos investigados, Bezerra não tinha mandato de senador. A Procuradoria-Geral da República havia se manifestado contrária a essa medida, solicitada pela PF.

O episódio desgastou as já conturbadas relações entre STF e Senado. Dentro da Casa, parlamentares pressionam Alcolumbre para autorizar a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar ministros do tribunal – a CPI da Lava Toga. Outro foco de tensão são os pedidos de impeachment protocolados no Senado contra integrantes da Corte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A ação da Polícia Federal que teve como alvo Fernando Bezerra Coelho pegou de surpresa senadores, que manifestaram preocupação com o futuro da articulação política do Planalto na Casa e com uma eventual saída de Bezerra do cargo. 

Após colocar o cargo à disposição do presidente Jair Bolsonaro, Fernando Bezerra foi até à residência de Alcolumbre para tentar esclarecer os fatos da investigação. Os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e José Serra (PSDB-SP) também participaram da conversa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Alcolumbre se disse surpreso com a investigação e com a ação da PF no Senado. Ele ainda criticou o fato de a busca ter sido determinada individualmente por Barroso.

Bolsonaro não se manifestou sobre o assunto, nem em redes sociais nem na live que costuma fazer às quintas-feiras.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Apesar das críticas dos senadores, há precedentes na Corte. Ministros do STF já autorizaram em decisões monocráticas operações de busca e apreensão nas dependências do Congresso.

Em 2017, por exemplo, o relator da Operação Lava Jato, ministro Edson Fachin, autorizou a atuação de policiais federais nos gabinetes de Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) e de Rocha Loures (MDB-PR), que na época eram deputados federais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A drástica interferência foi adotada em momento político em que o Congresso Nacional discute a aprovação de importantes reformas e projetos para o desenvolvimento do país. Mostra-se, desse modo, desarrazoada e desnecessária, em especial pela ausência de contemporaneidade, pois os fatos investigados ocorreram entre 2012 e 2014”, criticou o presidente do Senado em nota.

Mais cedo, em declaração a jornalistas, Alcolumbre afirmou considerar a ação de ontem uma “diminuição do Senado Federal”. “Eu não vou deixar que isso aconteça.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Alcolumbre e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foram avisados da operação pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e colocaram a Polícia Legislativa à disposição da PF, medida considerada de praxe.

Os policiais passaram a manhã nos gabinetes de Bezerra, no Senado, e no de Fernando Filho, na Câmara. No encontro com o senador, o presidente da Casa manifestou solidariedade ao líder do governo. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ofensiva contra Bezerra é ‘puramente técnica e republicana’, diz Barroso

Em nota divulgada após as críticas de Alcolumbre, Barroso disse que a decisão “foi puramente técnica e republicana” e que a investigação de fatos criminosos pela PF e a supervisão de inquéritos policiais pelo STF “não constituem quebra ao princípio da separação de poderes, mas puro cumprimento da Constituição”.

“A providência de busca e apreensão é padrão em casos de investigação por corrupção e lavagem de dinheiro. Fora de padrão seria determiná-la em relação aos investigados secundários e evitá-la em relação aos principais”, escreveu Barroso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A ação autorizada pelo ministro foi deflagrada com base em diversos elementos, incluindo três colaborações premiadas de investigados pela Operação Turbulência – entre eles, o empresário João Lyra, dono da aeronave envolvida no acidente aéreo em que o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) foi vitimado em 2014.

A PF apresentou registros de transações bancárias para demonstrar a transferência de recursos aos investigados, bem como outros elementos de prova que indicam o recebimento dos valores, entre 2012 e 2014, pagos por empreiteiras, em razão das funções públicas exercidas pelos parlamentares. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Também foi juntada uma gravação de conversa entre um delator um operador que discutiam a forma de pagamento de um empréstimo. Barroso determinou a realização de buscas em 52 endereços, incluindo empresários, intermediários, operadores, ‘laranjas’ e outros citados na investigação. 

Advogado de líder do governo aponta retaliação e cita Moro

O advogado André Callegari, que defende Bezerra, classificou a operação como uma retaliação pela atuação do parlamentar contra abusos de órgãos de investigação. “Primeiro, teve uma declaração dele (Bezerra) sobre o Moro ser esquecido”, disse Callegari, ao citar frase do senador ao Estado, de que, uma vez fora do governo, o ex-juiz da Lava Jato poderia ser esquecido em 60 dias.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Callegari aponta “uma retaliação no contexto político de tudo que está acontecendo”. “O senador tem defendido a não abertura da CPI da Lava Toga, tem sido incisivo em alguns pontos relativos a investigações sem prova robusta. Ele tem criticado a atuação de auditores da Receita em relação a fatos aos quais eles não têm atribuição”, disse o advogado.

Por Agência Estado

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

São Paulo

Na manhã desta terça-feira (16), a Operação Munditia, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de...

Últimas Notícias

A economia chinesa superou as projeções do mercado e registrou um crescimento de 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2024,...

Últimas Notícias

O embate entre o bilionário sul-africano Elon Musk, proprietário da antiga plataforma de mídia social “X” (ex-Twitter), e o Supremo Tribunal Federal (STF) do...

Últimas Notícias

Em entrevista à CNN nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deixou claro que não tolerará invasões de terras pelo Movimento...

mauro vieira mauro vieira

Últimas Notícias

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, posicionou-se em defesa da nota emitida pelo Itamaraty em resposta ao ataque do Irã a Israel, afirmando...

OAB saidinha OAB saidinha

Últimas Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) declarou apoio à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de vetar um trecho da...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Pará

Brasil

A perícia da Polícia Federal (PF) detectou os nove corpos na embarcação encontrada à deriva nas águas do litoral paraense, na área de Bragança,...

Brasil

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal iniciou a Operação Escafandria, visando desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas operante no...

Últimas Notícias

Na tarde de segunda-feira (15), o teto de uma filial do supermercado Vencedor em Diadema veio abaixo, deixando ao menos 11 pessoas feridas. Nove...

Brasil

Nove corpos foram descobertos após o resgate de um barco de 13 metros encontrado à deriva na costa do Pará, de acordo com informações...

Brasil

Um médico de 37 anos, identificado como autor de uma série de crimes sexuais contra pacientes em Minas Gerais, possui um histórico que inclui...

Brasil

A advogada Renata Sousa Cordeiro foi exonerada de seu cargo na empresa pública Infra SA após vazamento da informação de que ela havia sido...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit