Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu que ele “não tinha escolha” a não ser aceitar sua proposta de cessar-fogo para Gaza, de acordo com uma reportagem do Channel 12 da televisão israelense neste sábado (4).
A reportagem detalhou uma conversa telefônica que Trump teve com Netanyahu na sexta-feira (3).
Netanyahu Tinha “Reservas”
Segundo o relato, Netanyahu expressou reservas em relação ao plano, mas Trump o teria convencido de que era a única saída para Israel.
“Netanyahu tinha reservas, mas eu lhe disse que esta é sua oportunidade para a vitória“, disse Trump ao repórter Barak Ravid, do Channel 12, em uma ligação telefônica. “Ele aceitou. Não há outra escolha, comigo você tem que ficar bem.”
Trump também criticou a condução da guerra por parte de Israel, prometendo restaurar o apoio internacional: “Bibi foi longe demais em Gaza e Israel perdeu muito apoio no mundo. Agora eu trarei de volta todo esse apoio.”
A divulgação da conversa ocorre um dia após o Hamas ter aceito “pontos-chave” do plano de Trump, incluindo a libertação dos reféns israelenses e o fim da guerra em Gaza.