Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira que autorizou operações da CIA em solo da Venezuela.
O New York Times havia informado anteriormente que a decisão permitiria que agentes de inteligência realizassem operações letais contra o ditador venezuelano Nicolás Maduro, cujo governo Trump acusa de comandar cartéis “narco-terroristas” e de inundar os EUA com cocaína e fentanil.
Em entrevista na Casa Branca, um repórter perguntou:
“Por que o senhor autorizou a CIA a entrar na Venezuela?”
Trump respondeu:
“Autorizo por duas razões, na verdade. Primeiro, eles [Venezuela] enviaram presos para os Estados Unidos da América.”
“E a outra coisa são as drogas. Recebemos muitas drogas da Venezuela, e grande parte chega pelo mar. Então, você vê isso, mas também vamos parar por terra”, acrescentou.
O presidente não esclareceu se a CIA está autorizada a “eliminar Maduro”.
“Não quero responder uma pergunta assim. Não seria uma pergunta ridícula para eu responder?”, disse.
Durante seu primeiro mandato, Trump impôs sanções severas à Venezuela e recentemente aumentou a recompensa por informações que levem à prisão de Maduro para US$ 50 milhões. Os EUA também enviaram uma frota naval para o Caribe oriental e, desde setembro, destruíram pelo menos cinco embarcações supostamente usadas para contrabando de drogas da Venezuela.
Maduro negou as acusações de auxílio a cartéis e acusou os EUA de buscar derrubá-lo, afirmando que o Exército está preparado para repelir uma possível invasão.