Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a antecipação do pagamento de aposentadorias, pensões e auxílios para março. A medida, determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, beneficiará cerca de 15 milhões de segurados que receberiam nos dias 10, 11 e 12, mas terão os valores creditados já nos dias 6 e 7 do próximo mês.
Com essa antecipação, todos os 40,6 milhões de beneficiários do INSS terão recebido seus pagamentos até a primeira semana de março. A decisão busca minimizar impactos do feriado de Carnaval, que pode afetar a regularidade dos depósitos para aqueles que tradicionalmente recebem no início do mês.
A mudança também beneficia idosos e pessoas com deficiência de baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No setor privado, onde os salários são pagos até o quinto dia útil, trabalhadores temem atrasos devido à paralisação das empresas durante o Carnaval, que este ano se estende até o dia 5 de março.
O anúncio ocorre em um momento delicado para o governo Lula, que enfrenta queda na popularidade. Duas pesquisas divulgadas nesta quarta-feira (26) indicam que a desaprovação ao governo ultrapassa 60% no estado de São Paulo. O Planalto não comentou se a antecipação dos pagamentos tem relação com o cenário político, mas reforçou que a medida busca garantir o acesso antecipado aos benefícios em razão do calendário do feriado.
