Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, terá uma videoconferência nesta quinta-feira, 6, com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick. O encontro, marcado para às 17h30, tem como objetivo tratar das tarifas anunciadas pelos EUA, que podem afetar produtos brasileiros, especialmente o aço. A sobretaxa, com previsão de entrar em vigor na próxima quarta-feira, 12, é um dos principais pontos da reunião.
Inicialmente, o encontro estava agendado para a sexta-feira, 28 de fevereiro, mas foi adiado. Alckmin pretende usar a conversa com Lutnick como uma estratégia para reverter as medidas comerciais que impactam o Brasil. As tarifas de 25% sobre o aço e ferro, anunciadas pelo ex-presidente Donald Trump, também incluem o estudo de tarifas recíprocas, uma ameaça que inclui o etanol brasileiro na pauta da economia dos Estados Unidos.
Em documento divulgado após o anúncio, Trump destacou que a tarifa sobre o etanol brasileiro é de 2,5%, enquanto o Brasil cobra uma tarifa de 18% sobre o etanol exportado pelos EUA. A diferença resultou em uma exportação de mais de US$ 200 milhões de etanol do Brasil para os EUA, enquanto os americanos exportaram apenas US$ 52 milhões para o Brasil em 2024.
Na terça-feira, 4, Trump reforçou a aplicação de tarifas de 25% sobre o aço e alumínio importados para os Estados Unidos. Para o setor siderúrgico brasileiro, o aço exportado desempenha um papel estratégico na indústria americana, o que reforça a importância do acordo de 2018, que permite ao Brasil exportar anualmente 3,5 milhões de toneladas de aço semiacabado e 687 mil toneladas de laminados para os EUA, evitando as sobretaxas anteriormente anunciadas.
As negociações com os Estados Unidos, especialmente após a reeleição de Trump, sofreram atrasos devido à confirmação, apenas recentemente, dos indicados do republicano para a área de comércio no Senado americano. Entre os principais nomes estão Howard Lutnick, com quem Alckmin discutirá a situação, e Jamieson Greer, representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR). A reunião de hoje é vista como crucial para o avanço das tratativas comerciais entre os dois países.
