Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Últimas Notícias

Explorando os Vínculos entre Sonhos e a Realidade: Novas Revelações na Neurociência Cognitiva

“Sonhos são mensagens do profundo.” (Duna Parte 1)

Reflexões sobre sonhos são abundantes na sociedade, desde filmes até programas de TV e livros. Mas apesar de serem uma fonte constante de fascinação, o papel dos sonhos em nossas vidas ainda permanece elusivo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como recentemente observado no programa de TV Grey’s Anatomy, “Sinceramente, ninguém sabe por que sonhamos ou por que temos pesadelos.” Embora verdadeiro, neurocientistas estão encontrando novas e inovadoras formas de estudar os sonhos e como eles influenciam nossa cognição.

“Entender como os sonhos são gerados e qual pode ser sua função – se houver alguma – é uma das maiores questões em aberto da ciência no momento,” diz Remington Mallett da Universidade de Montreal, que está presidindo uma sessão hoje na reunião anual da Sociedade de Neurociência Cognitiva (CNS) em Toronto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Porque não sabemos muito sobre os sonhos, é difícil estimar seu impacto total em nossas vidas enquanto acordados. Mas resultados atuais sugerem que os sonhos de fato influenciam nossas experiências enquanto estamos acordados.”

Como apresentado na CNS 2024, pesquisadores estão encontrando não apenas abordagens inovadoras para explorar os sonhos e a arquitetura do sono, mas também maneiras de manipular os sonhos para ajudar pessoas que sofrem de distúrbios do sono. No processo, os cientistas estão observando como as percepções dos sonhos e a qualidade do sono muitas vezes diferem significativamente das medidas objetivas tradicionalmente usadas para avaliá-los.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Percepções versus realidade
Claudia Picard-Deland propõe que os sonhos são uma janela para entender a qualidade do sono. Ela e seus colegas da Universidade de Montreal projetam estudos que despertam os dorminhocos várias vezes durante a noite para determinar como os participantes percebem seu sono.

“Os sonhos não são muito estudados no contexto da qualidade do sono. O foco é mais frequentemente em medidas objetivas como atividade cerebral ou estágio do sono, mas eu acredito que precisamos examinar mais de perto a atividade dos sonhos e seu impacto em como percebemos o sono.” Para pessoas que sofrem de insônia e distúrbios relacionados, a percepção do sono é a realidade, e seus sonhos poderiam oferecer possíveis maneiras de ajudar a moldar essas percepções.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em seu estudo mais recente e não publicado, Picard-Deland e colegas acordaram 20 “bons dorminhocos” cerca de 12 vezes durante a noite, representando todos os quatro estágios clássicos do sono em três momentos diferentes da noite. Em cada despertar, os pesquisadores perguntavam se eles estavam acordados ou dormindo, o quão profundamente estavam dormindo, o que estavam pensando por último e quão imersos eles se sentiam em seus sonhos.

Eles descobriram que a percepção equivocada do sono – sentir-se acordado mesmo quando os eletrodos indicavam que estavam dormindo – era comum entre os participantes, especialmente nos estágios iniciais e sem sonhos do sono. Da mesma forma, descobriram que quando os participantes conseguiam lembrar de seus sonhos, percebiam seu sono como mais profundo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“E quando estão mais imersos em seus sonhos, se sentem mais presentes fisicamente ou têm sonhos mais vívidos, acordam sentindo que seu sono foi mais profundo em comparação com quando têm pouca ou nenhuma atividade de sonho,” diz Picard-Deland.

Os pesquisadores ficaram surpresos ao ver com que frequência os participantes pensavam que estavam acordados quando na verdade estavam dormindo (“insônia paradoxal”) e na fase mais profunda e lenta do sono. Este trabalho se baseia em descobertas anteriores similares e tem importantes implicações para como os cientistas entendem a arquitetura do sono, assim como para pessoas que relatam insônia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como alguém que experimentou insônia durante toda a sua vida, Picard-Deland acredita ser crucial que as pessoas percebam que podem estar dormindo mais do que pensam. “Me ajudou a ver com meus próprios olhos, acontecendo na minha frente, que os participantes estavam dormindo mas ainda se sentiam acordados.”

Além desse entendimento, este trabalho poderia ter aplicações futuras para a reabilitação do sono com base nos sonhos. Por exemplo, Picard-Deland adoraria explorar se o treinamento de sonhos, como ensinar as pessoas a terem sonhos lúcidos mais imersivos, poderia levar a uma melhor qualidade percebida do sono.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sonhos lúcidos como ferramenta
Sonhos lúcidos são uma parte importante do trabalho de Saba Al-Youssef, cuja equipe na Université Sorbonne aproveita a capacidade de sonhadores lúcidos de usar músculos faciais durante o sono como uma nova ferramenta para coletar dados. “Os sonhos são um mundo oculto ao qual não temos acesso direto”, diz ela.

“Nós geralmente dependemos de relatos de sonhos, não importa qual método de estudo usemos. A capacidade dos sonhadores lúcidos de se comunicarem conosco em tempo real nos dá acesso aos sonhos por uma porta lateral, pelo menos sabendo quando um evento específico está acontecendo.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em um novo estudo com pesquisadores da Universidade Northwestern publicado na Current Biology, Al-Youssef e colegas visam entender melhor como o cérebro age durante os sonhos em comparação com seu comportamento quando acordado.

Quando as pessoas estão acordadas e fecham os olhos, o conteúdo visual desaparece e sinais elétricos específicos ocorrem. Os pesquisadores, portanto, se perguntaram o que acontece no cérebro quando alguém fecha os olhos em um sonho. Eles esperam entender melhor os correlatos neurais da percepção visual durante os sonhos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os pesquisadores recrutaram participantes que incluíam sonhadores lúcidos com narcolepsia. Ao longo de cinco sonecas, os pesquisadores instruíram os participantes a fecharem e abrirem seus “olhos de sonho” e sinalizarem isso cheirando uma ou duas vezes. Eles então pediram aos participantes com narcolepsia que relatassem se tinham conteúdo visual em cada condição franzindo a testa ou sorrindo.

“Surpreendentemente, descobrimos que fechar nossos ‘olhos de sonho’ nem sempre é acompanhado por uma perda de visão, como acontece quando estamos acordados”, diz Al-Youssef. “Espero que este trabalho ajude a mostrar como usar sonhos lúcidos pode ser útil no estudo dos sonhos e até mesmo na compreensão de sua função.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mallett está animado para ver trabalhos como este desenvolverem novas metodologias para o estudo dos sonhos. “Acho que a maioria dos cientistas é cética em relação à possibilidade de estudar os sonhos, então antes de contar a eles sobre o que encontramos, preciso convencê-los de que podemos encontrar algo,” diz Mallett, “que temos os métodos e ferramentas para fazer descobertas sobre os sonhos.”

O trabalho tanto de Picard-Deland quanto de Al-Youssef abre novas vias de pesquisa na manipulação dos sonhos por meio de novas tecnologias e com benefícios clínicos imediatos. “Você precisa manipular os sonhos para uma boa experimentação, e você precisa manipular os sonhos para reduzir os pesadelos”, diz ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os pesadelos são incrivelmente frustrantes para uma variedade de populações clínicas, e há uma grande necessidade de abordagens para reduzi-los. Entender como os sonhos são formados e como mudá-los já está abrindo caminhos para protocolos eficientes de redução de pesadelos.”

No geral, o conjunto de trabalhos apresentados na CNS 2024 está mostrando as diversas maneiras pelas quais os sonhos afetam nossas vidas enquanto estamos acordados. “Isso é bastante previsível quando se considera que os sonhos são experiências, e sua experiência anterior sempre vai influenciar suas experiências futuras.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O trabalho também ecoa uma lição fundamental da neurociência cognitiva, que tanto acordados quanto dormindo, nossas percepções do mundo são apenas criações imperfeitas em nossas mentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

lira

Política

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que irá recorrer do parecer emitido pelo Ministério Público Federal (MPF), o qual solicitou...

Destaques

Dolar: 5,10 Euro: 5,54 ☑️Grupos Terroristas Hamas, Hezbollah E Houthis Lamentam Morte De Ebrahim Raisi, O ‘Carniceiro De Teerã’ CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO...

israel e eua israel e eua

Mundo

A Casa Branca admitiu que a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi vai atrasar as negociações em curso no Catar e em Omã para...

tonny ramos tonny ramos

Celebridades

O ator Tony Ramos, de 75 anos, apresentou uma “importante melhora na evolução do quadro clínico” após ser submetido a uma segunda cirurgia no...

são paulo calor são paulo calor

São Paulo

A capital paulista terá uma semana com temperaturas elevadas e calor atípico para o mês de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)....

adolescente de 16 anos adolescente de 16 anos

São Paulo

Um adolescente de 16 anos confessou ter matado a tiros os pais adotivos e a irmã na Vila Jaguara, Zona Oeste de São Paulo,...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgadas nesta segunda-feira, 20 de maio de 2024, o Brasil conta com 602.671 jovens aprendizes contratados,...

Aeroporto Salgado Filho Aeroporto Salgado Filho

Brasil

A Base Aérea de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, está se preparando para receber voos comerciais temporários, conforme autorização concedida pela...

PSDB Eduardo Leite novo presidente nacional PSDB Eduardo Leite novo presidente nacional

Brasil

A Aliança Nacional LGBTI+ manifestou-se contra os ataques homofóbicos dirigidos ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em meio à crise...

virada cultural são paulo virada cultural são paulo

São Paulo

A Virada Cultural, realizada entre sábado (18) e domingo (19) em São Paulo, trouxe uma boa notícia para os participantes e organizadores: uma queda...

Bebê morre carro Santa Catarina Bebê morre carro Santa Catarina

Brasil

A Polícia Federal (PF) promoverá, a partir do dia quatro de junho de 2024, às 9h, um leilão de veículos documentados em sessão online,...

alerta climático alerta climático

Brasil

O governo federal está prestes a lançar um sistema de disparo de alertas de emergência sobre chuvas e deslizamentos de encostas para todos os...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit