Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O prefeito da cidade de Sertãozinho, São Paulo (SP), Zezinho Gimenez, afirmou na noite da última terça-feira (21), durante pronunciamento nas redes sociais, que utilizará a hidroxicloroquina/cloroquina na rede municipal de saúde para tratar a covid-19.
O uso do medicamento, que será feito em associação com a azitromicina, seguirá o protocolo definido pelo Ministério da Saúde. De acordo com Gimenez, a adoção da medida inicia já nesta quinta-feira (23).
Ainda na terça, o prefeito confirmou que fez o uso do remédio quando apresentou sintomas da covid-19 e destacou que, apesar da discordância de parte da equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde, a administração optou por usar o protocolo para “salvar vidas”:
“Fica aqui registrado o nosso respeito à equipe médica, principalmente aos infectologistas. Nós até entendemos os seus argumentos e considerações, mas com todos esses desencontros de opinião, optamos por adotar esse protocolo na rede pública municipal com o intuito de salvar vidas”.
Gimenez disse que a prescrição será feita por orientação médica após avaliação clínica e exames complementares.
Os medicamentos serão retirados em unidades da farmácia do município, com exceção da cloroquina, que será retirada com receita em farmácia de manipulação contratada pela Prefeitura.