Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Motoristas e passageiros enfrentaram momentos de pânico na manhã desta segunda-feira (09), na Avenida Brasil, próximo à Fiocruz, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro. Por volta das 8h30, um confronto entre policiais militares e traficantes do Complexo da Maré interrompeu o trânsito na principal ligação entre as zonas Norte, Oeste e o Centro da cidade. A via expressa ficou interditada por cerca de 20 minutos.
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) estavam em operação na Vila do João, no âmbito da Operação Torniquete, voltada ao combate ao roubo de cargas e veículos. O objetivo da ação era capturar integrantes do Comando Vermelho (CV), incluindo Rodrigo da Silva Caetano, conhecido como Motoboy, e Jorge Luís Moura Barbosa, o Alvarenga.
O confronto se intensificou após a prisão de Vinicius Pessoa Pedroni, o Guiça, de 34 anos, que estava foragido desde 2020. Ele foi capturado em uma ação que resultou na morte de dois de seus seguranças, após troca de tiros. Guiça, apontado como comparsa de Antônio Francisco Bonfim Lopes, ex-chefe do tráfico na Rocinha, foi levado à 21ª DP (Bonsucesso). Durante o confronto, traficantes tentaram fechar a Avenida Brasil, mas foram contidos pela polícia.
Imagens capturadas pela TV Globo mostraram o desespero de uma família que deixou o carro e se refugiou atrás de uma mureta na via, enquanto tiros eram disparados. Passageiros de um ônibus também buscaram proteção para evitar balas perdidas.
Até as 9h20, o balanço da operação contabilizava dois homens feridos, seis presos, incluindo Luiz Mário dos Santos Júnior, o Mário Macaco, e a apreensão de três fuzis, duas pistolas, uma granada, 16 carregadores, drogas e dezenas de veículos. Escolas e unidades de saúde na região foram afetadas: duas escolas estaduais foram fechadas, e 42 unidades da rede municipal tiveram atividades suspensas. A Clínica da Família Diniz Batista dos Santos e outras unidades interromperam o atendimento externo.
A operação segue em curso, com apoio de helicópteros e veículos blindados, enquanto a região permanece em estado de alerta.