Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A OpenAI anunciou na segunda-feira (22) o lançamento de seu próprio navegador web, chamado Atlas, colocando a empresa, criadora do ChatGPT, em competição direta com o Google. A iniciativa chega em um momento em que cada vez mais usuários recorrem à inteligência artificial para responder suas perguntas na internet.
Segundo a OpenAI, transformar o ChatGPT em uma porta de entrada para buscas online pode aumentar o tráfego na web e gerar receita com publicidade digital, um passo importante para a startup, que possui mais de 800 milhões de usuários, muitos dos quais utilizam a plataforma gratuitamente. A empresa, com sede em São Francisco, enfrenta atualmente prejuízos maiores do que seus ganhos e busca formas de lucrar.
O navegador Atlas foi lançado inicialmente para laptops Apple e, posteriormente, será disponibilizado para Windows, iOS e Android.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, classificou o lançamento como uma “oportunidade rara, que surge uma vez a cada década, para repensar o que um navegador pode oferecer e como ele pode ser usado”.
O Atlas chega alguns meses após a empresa demonstrar interesse em adquirir o Google Chrome, caso o navegador fosse colocado à venda por decisão judicial para prevenir abusos que levaram o motor de busca do Google a ser declarado monopólio ilegal. Contudo, o juiz federal Amit Mehta rejeitou a venda do Chrome, alegando que os avanços na indústria de IA já estão mudando o cenário competitivo.
O navegador da OpenAI enfrentará o desafio de competir com o Chrome, que possui cerca de 3 bilhões de usuários no mundo e já incorporou alguns recursos de inteligência artificial com a tecnologia Gemini do Google.
Altman afirmou que espera que, no futuro, uma interface de chatbot substitua a barra de URL tradicional como centro da navegação na internet. “As abas foram ótimas, mas não vimos muita inovação em navegadores desde então”, disse ele em apresentação em vídeo.
Uma das funcionalidades premium do Atlas é o “agent mode”, que acessa o laptop do usuário e navega pela internet em seu lugar, utilizando o histórico de navegação e os objetivos de pesquisa para explicar seu processo enquanto realiza buscas. “Ele está usando a internet por você”, explicou Altman.
A OpenAI entra assim no mercado de navegadores web, seguindo o exemplo de outros concorrentes de IA, como a startup Perplexity, que lançou seu próprio navegador Comet e também demonstrou interesse no Chrome, oferecendo US$ 34,5 bilhões em uma proposta que não avançou após a decisão judicial.