Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

EUA vão retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro

AP- O presidente Joe Biden retirará todas as tropas dos EUA do Afeganistão até 11 de setembro, 20º aniversário dos ataques terroristas coordenados naquele país, disseram várias autoridades americanas na terça-feira.

A decisão desafia o prazo de 1º de maio para retirada total sob um acordo de paz que a administração Trump alcançou com o Taleban no ano passado, mas não deixa espaço para extensões adicionais. Um alto funcionário do governo classificou a data de setembro como prazo absoluto que não será afetado pelas condições de segurança do país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora a decisão de Biden mantenha as tropas americanas no Afeganistão quatro meses a mais do que o inicialmente planejado, ela coloca um fim definitivo a duas décadas de guerra que matou mais de 2.200 soldados americanos, feriu 20.000 e custou até US $ 1 trilhão. O conflito afetou amplamente a Al Qaeda e levou à morte de Osama bin Laden, o arquiteto dos ataques de 11 de setembro. Mas uma retirada americana também arrisca muitos dos ganhos obtidos em democracia, direitos das mulheres e governança, ao mesmo tempo que garante que o Taleban, que forneceu o refúgio seguro para a Al Qaeda, permaneça forte e no controle de grandes áreas do país.

Biden vem sugerindo há semanas que deixará o prazo de maio expirar e, com o passar dos dias, ficou claro que uma retirada ordenada dos cerca de 2.500 soldados restantes seria difícil e improvável. O funcionário do governo disse que a redução começaria em 1º de maio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A escolha de Biden da data de 11 de setembro ressalta o motivo pelo qual as tropas americanas estavam no Afeganistão – para evitar que grupos extremistas como a Al Qaeda estabeleçam novamente um ponto de apoio que poderia ser usado para lançar ataques contra os EUA

O funcionário da administração disse que Biden decidiu que o prazo de retirada tinha que ser absoluto, ao invés de baseado nas condições locais. “Estamos nos comprometendo hoje em reduzir a zero” as forças dos EUA até 11 de setembro, e possivelmente bem antes, disse o oficial, acrescentando que Biden concluiu que uma retirada condicionada seria “uma receita para ficar no Afeganistão para sempre”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Oficiais de defesa e comandantes argumentaram contra o prazo final de 1º de maio, dizendo que a retirada das tropas dos EUA deveria se basear nas condições de segurança no Afeganistão, incluindo ataques e violência do Taleban.

O secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que Biden fará comentários na quarta-feira “sobre o caminho a seguir no Afeganistão, incluindo seus planos e cronograma para a retirada das tropas americanas”. Ela não forneceu detalhes, mas disse durante um briefing na Casa Branca que Biden “tem sido consistente em sua visão de que não há uma solução militar para o Afeganistão, que estamos lá há muito tempo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vários funcionários dos EUA confirmaram a decisão de retirada de Biden à The Associated Press, e um funcionário do governo forneceu detalhes aos repórteres sob condição de anonimato, falando antes do anúncio.

De acordo com o funcionário do governo, as únicas forças americanas que permanecerão no Afeganistão serão aquelas necessárias para proteger os diplomatas lá. Nenhum número exato foi fornecido, mas o total de tropas americanas no Afeganistão foi subestimado pelas administrações dos EUA durante anos. As autoridades reconheceram discretamente que há centenas mais no Afeganistão do que o número oficial de 2.500, e provavelmente incluiriam forças de operações especiais conduzindo missões secretas ou de contraterrorismo, muitas vezes trabalhando com pessoal de agências de inteligência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O novo cronograma estendido de Biden permitirá uma retirada segura e ordenada das tropas americanas em coordenação com os aliados da OTAN, acrescentou o funcionário do governo.

A decisão do presidente, no entanto, corre o risco de retaliação do Taleban contra as forças dos EUA e do Afeganistão, possivelmente aumentando a guerra de 20 anos. E vai reacender a divisão política sobre o envolvimento dos Estados Unidos no que muitos chamam de guerra sem fim.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um relatório da comunidade de inteligência divulgado na terça-feira sobre os desafios globais para o próximo ano disse que as perspectivas de um acordo de paz no Afeganistão são “baixas” e alertou que “o Taleban provavelmente terá ganhos no campo de batalha. Se a coalizão retirar o apoio, diz o relatório, o governo afegão lutará para controlar o Taleban.

A reação do Congresso ao novo prazo foi mista.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Retirar precipitadamente as forças dos EUA do Afeganistão é um erro grave”, disse o líder republicano do Senado, Mitch McConnell, R-Ky. “É uma retirada diante de um inimigo que ainda não foi vencido e abdicação da liderança americana.

O senador Jim Inhofe de Oklahoma, o republicano de posição no Comitê de Serviços Armados do Senado, classificou-o como uma “decisão imprudente e perigosa”. Ele disse que qualquer retirada deve ser baseada em condições, acrescentando que prazos arbitrários podem colocar as tropas em perigo, criar um terreno fértil para terroristas e levar à guerra civil no Afeganistão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os democratas geralmente apoiavam mais. O senador Jack Reed, presidente do Comitê de Serviços Armados, disse que o prazo final de 1º de maio de Trump limitava as opções de Biden. “Ainda temos interesses vitais na proteção contra ataques terroristas que podem estar emanando daquela parte do mundo, mas há outras áreas, também, das quais devemos estar conscientes”, disse Reed.

O senador Tim Kaine, D-Va., Disse que as tropas deveriam voltar para casa, e os EUA devem reorientar a segurança nacional americana para desafios mais urgentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas pelo menos um democrata sênior expressou desapontamento. A senadora Jeanne Shaheen, de New Hampshire, disse em um tweet que os EUA “sacrificaram muito para trazer estabilidade ao Afeganistão para deixar sem garantias verificáveis ​​de um futuro seguro”.

O porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahed, disse à Associated Press que a milícia religiosa está esperando por um anúncio formal para divulgar sua reação. O Talibã já havia alertado os Estados Unidos sobre as “consequências” se eles descumprissem o prazo de 1º de maio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em um acordo de fevereiro de 2020 com o governo do presidente Donald Trump, o Taleban concordou em interromper os ataques e manter negociações de paz com o governo afegão, em troca do compromisso dos EUA de uma retirada total até maio de 2021.

No ano passado, comandantes militares e oficiais de defesa dos EUA disseram que os ataques às tropas dos EUA foram em grande parte pausados, mas que os ataques do Taleban contra os afegãos aumentaram. Os comandantes argumentaram que o Taleban não cumpriu as condições do acordo de paz ao continuar a atacar os afegãos e ao cortar totalmente os laços com a Al Qaeda e outros grupos extremistas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quando Biden entrou na Casa Branca em janeiro, ele estava bem ciente do prazo iminente e teve tempo de cumpri-lo, se assim tivesse decidido. Ele começou uma revisão do acordo de fevereiro de 2020 logo após assumir o cargo e tem feito longas consultas com seus conselheiros de defesa e aliados.

Nas últimas semanas, ficou cada vez mais claro que ele estava inclinado a desafiar o prazo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Vai ser difícil cumprir o prazo de 1º de maio”, disse Biden em março. “Apenas em termos de razões táticas, é difícil tirar essas tropas.” Ele acrescentou: “E se partirmos, vamos fazê-lo de uma forma segura e ordenada”.

___ Knickmeyer relatou de Oklahoma City. Os escritores da Associated Press Kathy Gannon em Islamabad, Eric Tucker e o correspondente de transmissão Sagar Meghani contribuíram para este relatório.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

RESUMO DO DIA

✅Incêndio Mata 10 Pessoas Em Pousada De Porto Alegre Incêndio mata 10 pessoas em pousada de Porto Alegre CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO ✅Alerta...

Destaques

Um surto da infecção “Mpox” (viruela símica), causada por um vírus que foi detectado em humanos na década de 1970, está se alastrando na...

Rússia Otan Rússia Otan

Últimas Notícias

China deve interromper o apoio à invasão da Rússia na Ucrânia se quiser manter boas relações com o Ocidente, alertou nesta quinta-feira o secretário-geral...

Últimas Notícias

Durante uma entrevista concedida ao jornal Jangadeiro na última quarta-feira (24), o ex-candidato à presidência, Ciro Gomes, fez declarações contundentes, acusando o Partido dos...

Pacheco Pacheco

Últimas Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou nesta quinta-feira (25) a decisão do governo Lula de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra...

Felipe Neto Felipe Neto

Últimas Notícias

O embate entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o influenciador de esquerda Felipe Neto escalou para medidas legais após...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo prédios cidade

São Paulo

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (25) destacam uma tendência de redução nos índices de...

Acidente com carro e ônibus deixa 3 mortos e ao menos 2 feridos na Zona Leste de São Paulo Acidente com carro e ônibus deixa 3 mortos e ao menos 2 feridos na Zona Leste de São Paulo

São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (26), um grave acidente na Rua da Passagem Funda, em Guaianases, na zona leste de São Paulo (SP), envolvendo um...

pousada pousada

Brasil

Na madrugada desta sexta-feira (26), um incêndio devastador assolou uma pousada localizada na região central de Porto Alegre, resultando na perda trágica de 10...

Mega-Sena Mega-Sena

Brasil

Um sortudo apostador da cidade de Campinas (SP) teve sua sorte recompensada ao acertar sozinho as seis dezenas do concurso 2.717 da Mega-Sena, cujo...

Novo Bolsa Família Novo Bolsa Família

Brasil

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (26) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com NIS de final 8. O valor...

RJ: Polícias fazem megaoperação no Complexo do Alemão para prender criminosos de outros estados RJ: Polícias fazem megaoperação no Complexo do Alemão para prender criminosos de outros estados

Brasil

Na manhã desta sexta-feira (26), a Polícia Militar e a Polícia Civil iniciaram uma grande operação conjunta no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit