Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Canadá reagiu com perplexidade nesta sexta-feira (24) ao anúncio inesperado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que estava suspendendo as negociações comerciais com Ottawa. O motivo? Um comercial canadense que criticava as tarifas usando falas do ex-presidente americano Ronald Reagan.
A decisão de Trump, comunicada por meio de uma mensagem em sua rede social Truth Social, pegou o Governo canadense de surpresa. Nas últimas semanas, Ottawa havia intensificado os esforços para conseguir que o governo Trump eliminasse ou reduzisse as tarifas impostas às suas exportações, que chegam a 50% para aço e alumínio.
O anúncio presidencial ocorreu pouco antes de o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, embarcar para uma viagem de nove dias pela Ásia. O objetivo da turnê é justamente reforçar os laços comerciais na região e diminuir a dependência econômica do Canadá em relação aos EUA.
Carney Tenta Diminuir a Tensão
No aeroporto de Ottawa, na escada do avião, Carney tentou amenizar as tensões em declarações à imprensa.
“Não podemos controlar as políticas comerciais dos Estados Unidos. Reconhecemos que essas políticas mudaram fundamentalmente em relação às dos anos 80, 90 ou 2000”, afirmou o primeiro-ministro, que parecia relaxado. Ele lembrou que Trump impôs tarifas de diferentes níveis a todos os seus parceiros comerciais.
Carney se mostrou conciliador, apesar do revés, e mencionou que houve progressos nas negociações bilaterais com Washington nas últimas semanas.
“Estamos prontos para retomar o progresso quando os americanos estiverem prontos para ter essas conversas, porque beneficiará trabalhadores nos EUA e Canadá e famílias em ambos os países”, explicou.
Vale lembrar que Carney se reuniu com Trump na Casa Branca há apenas duas semanas, e os líderes classificaram o encontro como positivo. Na ocasião, Trump havia ordenado a seus funcionários que chegassem a um acordo sobre as tarifas.
A Polêmica do Comercial
Todo o avanço parece ter sido perdido por causa de um anúncio de televisão da província de Ontário, a mais industrializada do país e uma das mais afetadas pela política comercial de Trump. O comercial critica as tarifas utilizando um discurso proferido em 1987 pelo próprio presidente americano Ronald Reagan.
O comercial, pago pelo governo de Ontário e exibido nos Estados Unidos, utiliza imagens de um discurso de Reagan em que ele explicava que as tarifas eram negativas para os trabalhadores americanos.
A surpresa no Canadá deve-se ao fato de que o anúncio era conhecido pela administração Trump há dias.
O chefe do Governo da província de Ontário, o conservador Doug Ford, parecia manter sua postura apesar da represália. Em uma rede social, Ford publicou o link para o discurso completo de Reagan de 1987 e destacou: “Canadá e Estados Unidos são amigos, vizinhos e aliados. O presidente Ronald Reagan sabia que éramos mais fortes juntos”.
Enquanto isso, o líder da oposição canadense, Pierre Poilievre, aproveitou a decisão de Trump para criticar Carney, dizendo: “Mark Carney prometeu ‘negociar uma vitória’ com o presidente Trump e chegar a um acordo até 21 de julho. Ainda não há acordo. Ainda não há vitória”, acrescentou Poilievre, lamentando a perda de empregos canadenses no processo.