Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um áudio obtido através do serviço LiveATC.net capturou as conversas entre a torre de controle e o avião da American Eagle, além do helicóptero militar, antes, durante e após a colisão que resultou na queda das aeronaves no rio Potomac, em Washington.
Antes do acidente
Em um áudio gravado segundos antes da colisão, é possível ouvir o controlador perguntando à tripulação do helicóptero se avistaram o voo comercial.
Às 20h47, o controlador diz: “PAT25 [helicóptero militar], vocês têm um CRJ [American Airlines] à vista?”
“PAT25, passe por trás do CRJ.”
Em outra gravação, pouco antes da colisão, o piloto do helicóptero diz: “PAT 2-5 tem aeronave à vista, solicite separação visual.”
Cerca de 13 segundos depois, o áudio captura alguns sons de respiração, seguidos de uma forte exclamação, alertando imediatamente outro piloto sobre o ocorrido.
Here is audio of ATC with helicopter call sign “PAT25”. Go to 17:27 mark of the audio. https://t.co/bPery5ezZr
ATC (17:27): “PAT25 do you have the CRJ insight?”
ATC (17:31): “PAT25 pass behind the CRJ.” (with unintelligible cross talk at 17:32, possibly PAT25 responding).THE… https://t.co/Ecy341Rn8N pic.twitter.com/TwvqKrkLjA
— Joanie Scott (@JstJoan) January 30, 2025
.
Após o acidente
Existem dois áudios que capturam as trocas de mensagens logo após o acidente.
“Não sei se você captou antes o que aconteceu, mas houve uma colisão no final da aproximação da pista 33. Vamos encerrar as operações por tempo indefinido… Recomendo que se coordenem com a companhia. Me avisem o que querem fazer”, diz um controlador, se referindo à pista 33, segundo o áudio obtido por LiveATC.net e divulgado pela Reuters.
O áudio também revela que outro piloto havia testemunhado o incidente e confirmado com um controlador de tráfego aéreo.
“Sim, estávamos na aproximação final e vimos bengalas do outro lado do Potomac”, diz outro piloto.
“Ambas as aeronaves envolvidas estão no rio. Será realizada uma busca e resgate”, informou um controlador de aproximação.
Em outro trecho, é possível ouvir o pessoal de controle aéreo redirecionando outros aviões na área após o acidente.
A aeronave pergunta ao controle: “Torre, você viu isso?”
Controlador: “American [inaudível], faça o retorno, mantenha 3.000 [pés]. Mantenha 3.000. American 3530. American 472… cancele.”
Piloto: “Confirmando o que você quer que o 478 faça. Vamos dar a volta ou continuamos?”
Críticas de Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionou a resposta da torre de controle ao acidente. “Por que a torre de controle não disse ao helicóptero o que fazer, em vez de perguntar se ele via o avião? Essa situação deveria ter sido evitada”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.
“O helicóptero estava indo diretamente em direção ao avião por um longo período de tempo. Era uma noite clara, as luzes do avião estavam acesas, por que o helicóptero não subiu ou desceu?”, questionou Trump. “NÃO É BOM!”, acrescentou.
Após o incidente, várias aeronaves foram redirecionadas para outros aeroportos, já que os voos no aeroporto de Washington foram suspensos.
O acidente
O voo 5342 da American Eagle, subsidiária regional da American Airlines, que vinha de Wichita (Kansas), estava realizando a aproximação ao aeroporto Ronald Reagan de Washington D.C. quando, às 20h48, colidiu com um helicóptero militar Black Hawk, que transportava três pessoas.
O avião comercial transportava 60 passageiros e 4 membros da tripulação, enquanto o helicóptero carregava 3 militares.
Após o acidente, as autoridades confirmaram que há vítimas fatais, embora o número exato não tenha sido revelado. De acordo com fontes policiais, as vítimas ainda não foram retiradas das águas do rio Potomac, e não há confirmação de sobreviventes.
As autoridades de resgate informaram que as operações estão sendo realizadas em condições complicadas devido ao frio e que se estenderão durante a madrugada de quinta-feira, conforme necessário.
(Com informações da EFE e Reuters)
